Como cuidar de um cachorro


Como cuidar de um cachorro

Olá pessoal tudo bem? Pois bem, hoje daremos algumas dicas básicas e simplesmente essenciais para cuidar de um cachorro, como todos sabem, o mesmo é simplesmente o melhor amigo do homem, porém, também temos de ser o melhor amigo possível do cachorro, dando da melhor maneira possível os mínimos cuidados necessários para um bom cuidar do mesmo, alimentação, higienização, segurança e conforto dentre outros…

Neste artigo de como cuidar de cachorro tocaremos em cerca de seis tópicos essenciais para um melhor cuidado a um dos animais de estimação mais belos e lindos em minha opinião, seguem eles: Como cuidar de um cachorro filhote, como cuidar de um cachorro recém-nascido, como cuidar de um cachorro maltes, como cuidar de um cachorro pinscher, como cuidar de um cachorro em apartamento e como cuidar de um cachorro com sarna.

Muitas pessoas pensam que é simplesmente simples cuidar de um cachorro, por mais fácil que pareça ser não é, cada cachorro necessita especificamente de um cuidado diferente, alguns cachorros preferem um tipo de ração, outros preferem outros tipos de brincadeiras, outros necessitam de espaço, outros se adaptam melhor em apartamento e por ai vai… Vale frisar que o cachorro é a cara do dono, ou seja, ele irá pegar as tuas manias, qualquer mau exemplo que você fizer o mesmo irá seguir, portanto, tome muito cuidado na hora do cuidar ao cachorro.

Veja mais informações para você:

 Como cuidar de um cachorro

Como cuidar de um cachorro filhote

Muitas pessoas na hora de comprar e/ou adotar um cachorro de estimação prefere na maioria das vezes adotar o mesmo quando filhote, pois você pode da melhor maneira possível acompanhar todos os passos do bichinho, o que é impagável, em minha opinião. Muitas pessoas se perguntam de como cuidar de um filhote de cachorro, parece um bicho de sete cabeças, porém, é relativamente simples, só temos de cuidar de algumas coisas básicas e indispensáveis, diga-se de passagem.

Antes de qualquer coisa na hora de cuidar de filhotes de cachorro devemos providenciar a carteirinha de vacinação do mesmo e levar o bichinho ao veterinário, feito isso estaremos protegendo o animal e a si mesmo, pois infelizmente os cachorros podem nos passar algum tipo de patologia, seja em qual idade o mesmo estiver, portanto, sempre mantenha a carteira de vacinação do seu bichinho de estimação atualizada. Levar o mesmo sempre a um veterinário é o mínimo que você pode fazer para a sua saúde e para a saúde de seu cãozinho.

Geralmente o cachorro filhote demora um tempo maior para se adaptar a certo lar, portanto, sempre dê voltas com o mesmo pela casa, a fim de o mesmo conhecer o local da melhor maneira possível, caso você queira que o mesmo não acesse devidos lugares da residência, evite mostrar o local ao mesmo, evitando assim que o mesmo se acostume com o lugar, coloque barreiras nas partes que deseja que o cãozinho não acesse para ele ir se acostumando, de sermão quando necessário e etc… Jamais, em hipótese alguma use a agressão física e/ou verbal para corrigir alguma coisa errônea de seu cachorro, seja o mesmo filhote e/ou adulto.

Também vale frisar que a ração para cachorro filhote é diferente das rações convencionais vendidas em pet-shops e etc… Portanto, muito cuidado na hora de comprar a ração de seu cão, jamais economize na qualidade do alimento, um bom alimento sacia melhor a fome e deixa o cão com a saúde em dia, pelos brilhantes e dentes fortes. Evite dar qualquer tipo de alimento humano aos cachorros, seja arroz, feijão e/ou carne e etc… O mesmo pode se acostumar mal e depois irá ser difícil consertar o erro.

Como cuidar de um cachorro recém-nascido

Cuidar de cachorro já não é uma tarefa fácil para algumas pessoas, mais difícil ainda é cuidar de um cachorro recém-nascido, eles necessitam ainda mais de atenção e de alguns cuidados primordiais para uma melhor evolução em sua fase crítica. Pois bem… Um cachorro recém-nascido tem de estarem 24 horas aos olhos de alguém, pois os mesmos são arteiros já de pequeno, a primeira coisa que temos de fazer é manter o mesmo sempre bem agasalhado, cachorros recém-nascidos têm muito frio e isso pode ser um problema para o mesmo caso a região for fria.

É preciso também nesta época providenciar os primeiros cuidados a saúde e a higiene do mesmo, ou seja, providenciar a carteira de vacinação do cachorro e levar o mesmo para um pet-shop para passar por uma avaliação e limpeza, escolher a melhor ração para o tipo de cachorro e etc… Muita gente dá leite ao cachorro, nada mal por enquanto né? Pois bem, porém, infelizmente, muitas pessoas dão o leite errado ao bichinho, o correto é darmos o leite de soja ao cachorro recém-nascido, porém, dão leite de vaca puro, o que é um perigo a saúde do cãozinho, não importa se o mesmo é desnatado, longa vida e etc… O recomendável é que se dê apenas leite de soja.

Para estas primeiras alimentações do cachorro recém-nascido você tem de acompanhar toda a alimentação, a fim de verificar se o mesmo aceita da melhor maneira possível os alimentos que o seu cãozinho esta ingerindo, para verificar se o mesmo irá ter alguma reação alérgica e etc… Vale frisar que você deve dar o leite de seu cachorro recém-nascido em uma seringa, dificilmente o mesmo irá conseguir se alimentar sozinho.

Como cuidar de um cachorro maltes

Os cachorros da raça maltes são conhecidos internacionalmente por ser bem inteligentes, o mesmo tem esse nome, pois é de Malta, atualmente esta raça de cachorro é uma das dez mais populares do país. Este cão é de porte pequeno, ou seja, o mesmo é simplesmente excelente para termos em apartamento, onde o local é bem pequeno na maioria das vezes, diga-se de passagem. Este cãozinho é bem popular na Europa, e foi até companhia da Rainha Maria Stuart da Escócia em tempos passados.

O cachorro maltês tem uma pelugem bem tensa, o que necessita um cuidar mais intenso, leve sempre o mesmo no banho e tosa para melhores resultados. Uma ração de qualidade é indispensável para uma pelugem de boa qualidade, vale frisar que quanto melhor for à ração menos pelos o cachorro perderá durante a sua vida, seja de qual raça for, diga-se de passagem. O cuidar do cachorro maltes não é bem diferente dos demais, os cuidados básicos são os mesmos, saúde, higiene, alimentação e etc…

Evite usar cobertas para cobrir o cachorro maltes na hora de o mesmo dormir, isso pode embolar o pelo do mesmo e atrapalhar a respiração do seu cãozinho, geralmente os cachorros malteses são bem sedentários, ou seja, leve-o sempre para passear. Na hora da higiene do mesmo sempre use shampoos e após isto seque bem os pelos do cachorro e após isto escove bem até ficar bem liso, verificando sempre pulgas e carrapatos, que são um mal impressionante ao cachorro, seja ele de qual raça for.

O preço de um cachorro maltes de qualidade e totalmente em ordem atualmente esta na casa dos R$ 800 a até R$ 1800 reais, dependendo tudo da procedência do mesmo e de outros aspectos físicos e patológicos.

Como cuidar de um cachorro pinscher

O cachorro pinscher é como o citado acima anteriormente, ele é bem pequeno é simplesmente perfeito para apartamento, bem calmo, não faz barulho, é também infelizmente sedentário e etc… Porém, como todos os cachorros, também necessita de um cuidado, cuidados estes básicos e essenciais para uma saúde em perfeito estado.

Há diversas raças de cachorros pinscher, ele é conhecido como o pequeno grande cão, há uma diversidade enorme deles, portanto, é bom tomar cuidado na hora de adquirir um pinscher, caso você more em apartamento o recomendável é que você adquira o menor, pois o espaço é reduzido e o animal pode se sentir preso caso o mesmo for um pouco grande. O pinscher é um animal que requer cuidado especial, ele não é fácil de lidar, eles raramente fazem as necessidades básicas nos locais definidos por você, além disso, eles não gostam muito de crianças e são bem agressivos com outros tipos de animais, ou seja, caso você tenha gato em sua casa e/ou apartamento esqueça-o. Ao menos que você more em uma casa grande e separe bem os mesmos com cantinhos especiais para cada um…

Muitas pessoas também me perguntam de como cuidar de um cachorro pinscher, na verdade não há maiores segredos no cuidar deste cachorro em específico, diferentemente do cachorro maltes que tem uma pelugem intensa e lisa, o pinscher tem poucos pelos, com isso você não terá problemas. Vale frisar que o pinscher é atualmente uma das raças mais comercializadas no país, mesmo o cachorro sendo considerado feio por dezenas de centenas de milhares de pessoas.

Como cuidar de um cachorro em apartamento

Pois bem, antes de qualquer coisa vale frisar que apartamento não é o lugar mais ideal na maioria das vezes na hora de se ter um animal, ainda mais os cachorros, que são bem ativos, apartamento é ideal para você ter peixes de estimação e até gatos de estimação, principalmente o gato, que é um bichano muito caseiro, diga-se de passagem, os cachorros como ditos anteriormente são bem ativos e precisam de espaço para pular, correr e etc…

A marca característica de um cachorro é o seu latido, e muitos deles amam de paixão latir, e isso pode infelizmente incomodar muitos dos inquilinos do prédio, que podem até chegar a reclamar na portaria, levando você a infelizmente ter de pagar uma multa ou ate mesmo se livrar do seu bicho de estimação. Ou seja, na hora de adquirir um cachorro verifique se o local em que você reside aceita este tipo de animal, qual são as regras impostas pelo apartamento e etc… A fim de poder da melhor maneira possível conviver em paz com os seus vizinhos.

Já falamos aqui neste artigo anteriormente de duas raças simplesmente perfeitas para termos em apartamento, são eles o cachorro maltes e o cachorro pinscher… Os dois são bem pequenos e recomendados para apartamento. Cachorro de apartamento necessita de um cuidado maior, de preferência reserve um lugar próprio para o mesmo, a fim de o mesmo passar a maioria de seu tempo neste local e de preferência se alimentar ali e fazer as suas necessidades fisiológicas, caso contrário será um problema e tanto para você limpar.

As duas raças citadas acima também são sedentários, ou seja, leve-os sempre para dar uma volta, eles podem se estressar e muito se ficarem apenas fechados no apartamento. Antes de mais nada verifique as regras do condomínio, pois o mesmo veta na maioria das vezes o passeio com o cão pelo jardim do prédio, ou seja, evite ser multado, faça caminhadas com o seu cachorro de apartamento na calçada em volta do condomínio, em parques, bosques, jardins e etc… As raças de cachorros para apartamento mais recomendados por mim é o maltes e o pinscher, diga-se de passagem.

Como cuidar de um cachorro com sarna

Cuidar de cachorro já não é fácil para dezenas de centenas de milhares de pessoas, mais complicado ainda quando existe sarna em cachorro, pois como todos sabem tratar de sarna de cachorro não é lá muito fácil, existem diversos produtos que prometem acabar com este problema, problema este que é bem comum nas mais variadas raças de cachorros por todo o mundo, porém, não podemos nos deixar enganar, na maioria das vezes as empresas querem apenas lucrar em cima da gente, portanto, é muito importante antes de mais nada levarmos o nosso animal de estimação em um local especializado para cuidar da melhor maneira possível de cachorro com sarna.

Primeiramente leve o seu bichinho em um pet-shop e mostre o problema a alguém especializado, o mesmo comentará qual será o melhor remédio para aquela ocasião, caso o problema não seja resolvido vá mais além, leve o seu bichinho de estimação a um veterinário, lá ele ira ter tratamento especializado e de primeira linha, com certeza absoluta o problema se resolverá em questão de semanas.

Vale frisar que há algum tipo de problema nos teus cuidados básicos de higiene e saúde perante o seu cãozinho de estimação se o mesmo aparecer com pulgas e sarnas, pois um cão bem tratado, higienizado e com vacinas em dia raramente tem esse tipo de problema, ou seja, revise os teus cuidados básicos perante o seu bicho de estimação, a fim de fazer o mesmo não passar novamente por este tipo de problema. Por hoje é só, espero que tenham gostado das dicas de como cuidar de um cachorro. Até já.